Tecnologias assistivas: inovações tecnológicas que ajudam na independência e qualidade de vida das pessoas 60+

À medida que a população global envelhece, a busca por qualidade de vida e independência se torna cada vez mais relevante. Para as pessoas com mais de 60 anos, as tecnologias assistivas têm desempenhado um papel fundamental na promoção da autonomia e na manutenção de uma vida ativa e digna. Essas inovações tecnológicas ajudam a superar limitações físicas e cognitivas, e também proporcionam segurança e conforto no dia a dia.

Essas inovações estão em diversas áreas, conforme cada aspecto da vida das pessoas. A perda de mobilidade, por exemplo, é um dos maiores desafios enfrentados pelos idosos. Cadeiras de rodas elétricas, andadores com recursos tecnológicos avançados e exoesqueletos robóticos são apenas algumas das inovações que permitem que os idosos mantenham sua independência. São dispositivos que melhoram a locomoção, ao mesmo tempo em que trabalham a autoconfiança e a segurança dos indivíduos que precisam deles.

Outro aspecto fundamental da rotina dessa faixa etária é a socialização. Recentemente, inclusive, foi divulgado no jornal Daily Mail a pesquisa de um psicólogo americano, John Cacioppo, que aponta o isolamento social tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia. A comunicação é parte vital da vida diária, e por isso é essencial para o bem-estar emocional que o contato com a família e os amigos seja mantido. Tablets e smartphones são exemplos de melhorias que têm, há tempos, facilitado o acesso ao mundo digital. Além disso, assistentes virtuais, como Alexa e Google Home, também oferecem uma forma prática de interagir com a tecnologia, desde fazer chamadas até controlar dispositivos domésticos, tudo por meio de comandos de voz.

O sistema de monitoramento da saúde é muito relevante quando tocamos nesse assunto – sobretudo para a pessoa que é mais velha, mas indiscutivelmente também muito importante para a sua família. A saúde é uma preocupação constante e as tecnologias assistivas têm evoluído para oferecer soluções eficazes no monitoramento de condições crônicas e na prevenção de emergências. Dispositivos de monitoramento remoto de saúde, como relógios inteligentes e sensores vestíveis, permitem o acompanhamento constante de sinais vitais, alertando familiares e profissionais de saúde em caso de anomalias, permitindo uma possível intervenção precoce em situações de risco, melhorando a qualidade de vida da terceira idade.

A automação residencial tem sido uma grande aliada dos idosos que desejam viver de forma independente. Sistemas de iluminação inteligente, controle de temperatura e até robôs que auxiliam nas tarefas domésticas são inovações que tornam a vida em casa mais segura e confortável. Esses sistemas podem ser programados para responder a comandos simples ou operados remotamente por familiares, o que torna as inovações ainda mais interessantes.

Outra tecnologia em questão que talvez só seja lembrada quando associada ao público adolescente é a realidade virtual (VR, na sigla em inglês), mas do contrário do que muitos pensam, ela é muito utilizada para melhorar a saúde das pessoas mais velhas. Além dessas ferramentas oferecerem entretenimento, também são utilizadas em terapias de reabilitação, ajudando a estimular a mente e o corpo. Jogos interativos e experiências imersivas divertem e ao mesmo tempo criam uma forma eficaz de manter a mente ativa, além de aliviar o estresse e a ansiedade.

A cada passo que se dá em direção às descobertas e evoluções futuras, também se abrem novas possibilidades e vivências para as pessoas que tem mais de 60 anos.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



28 de agosto de 2024

0 respostas em "Tecnologias assistivas: inovações tecnológicas que ajudam na independência e qualidade de vida das pessoas 60+"

Deixe uma mensagem

Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!