O mês de junho também é marcado por uma data que incentiva a conscientização sobre a doação de sangue. No dia 14 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como objetivo incentivar a população a se tornar doadora. De acordo com o Ministério da Saúde, uma única pessoa pode salvar até três vidas com a doação de sangue.
Doar sangue é um ato de solidariedade, cuidado e responsabilidade social, mas também pode trazer alguns benefícios ao doador. Como o monitoramento da saúde: a cada doação de sangue está incluído um exame médico gratuito, o que pode ajudar na detecção precoce de algumas condições de saúde como anemia, hipertensão e doenças infecciosas. Esta coleta é verificada várias vezes antes de ser doada e, caso o doador tenha alguma anormalidade, ele é notificado.
Outra coisa que muitas pessoas não sabem é que a doação de sangue diminui o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação regular de sangue pode reduzir a viscosidade do sangue e melhorar o fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, doar sangue ajuda a equilibrar os níveis de ferro no corpo. Altos níveis de ferro podem aumentar o risco de doenças cardíacas.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 473, doador de sangue que trabalha no regime da CLT tem direito a um dia de folga a cada 12 meses. Por todo esse cuidado com o doador nos hemocentros, doar sangue não oferece risco nenhum. Além disso, só é possível doar sangue em um intervalo mínimo de dois meses.
Confira os requisitos para você se tornar um doador:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal).
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Procure o Hemocentro mais próximo de você e doe sangue. Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
2 respostas em "Os benefícios (reais) de quem é doador de sangue"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Promover Impacto Positivo Sempre!
A corrente do Bem!