Muitas vezes ficamos com orçamento apertado, deixamos de fazer alguma coisa ou até atrasamos o pagamento de alguma conta. Mas você tem ideia de como são seus gastos? Muitas vezes pagamos por produtos e serviço que utilizamos muito pouco, gastando dinheiro que podemos guardar para um uso melhor. Nesse texto vamos trazer algumas dicas de como aliviar o seu orçamento com base em pequenas ações práticas. Vem com a gente até o final.
Gastos bancários – Você paga alguma taxa de manutenção de conta bancária? Em caso positivo, saiba que todos os bancos tem uma conta corrente sem taxas! Esse tipo de conta foi estabelecida pelo Banco Central e todos os bancos são obrigados a oferecerem. Ela possui alguns recursos limitados, mas suficientes para a grande maioria das pessoas. Confira os serviços contemplados:
- Quatro saques mensais;
- Duas transferências entre contas do mesmo banco;
- Dois extratos referentes ao mês anterior;
- Um extrato anual;
- Dez folhas de cheques;
- Acesso ao Internet Banking;
- Cartão de débito;
Caso esses serviços não sejam suficientes, você pode abrir uma conta em algum banco digital e utilizar como uma conta auxiliar (desde que ele tenha isenção das taxas; são vários disponíveis no mercado). Além disso, com o PIX, as transferências podem ser feitas de forma ilimitada e gratuita. Falamos sobre as principais vantagens do PIX em outro texto aqui no site, é só clicar aqui.
Veja outras dicas:
TV a cabo – revise seu pacote de canais de TV a cabo. Existem muito canais que você paga e nem assiste. Hoje existem diversos serviços de streaming e serviços gratuitos, como o YouTube, que podem substituir a tradicional TV a cabo com um preço mais em conta.
Compras – comparar preços antes de comprar algo fundamental para economizar. Mas além disso, o que vem chamando a atenção dos consumidores é o Cashback. O Cashback nada mais é do que um percentual do valor da compra que retorna para você. As principais lojas de e-commerce do Brasil já estão com programas da Cashback funcionando e revertendo percentuais interessantes de desconto nas compras dos consumidores.
Cartão de crédito – exceto se você gasta muito no cartão de crédito e consegue se beneficiar de um programa de milhas aéreas, talvez seja mais vantajoso aderir a um cartão de crédito com taxa zero de anuidade. Algumas anuidades são muito altas. Vale mais a pena investir essa graninha que iria para os bancos.
Conta de luz – a conta de luz está cara? Se você costuma deixar aparelhos eletroeletrônicos ligados enquanto está dormindo, uma dica é tirá-los da tomada durante a noite. Além de economizar na conta (mesmo desligados, quando conectados na energia eles continuam consumindo e aumentando o valor da sua fatura), você previne contra possíveis descargas elétricas que possam danificar seus aparelhos.
E aí, gostou das nossas dicas? Então bora colocar elas em prática.
Fonte: Programa A Escolha Certa
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
Comentários