Um estudo realizado pelo Serasa Brasil, em parceria com o Instituto Opinion, chamado “Relevância das mulheres nas finanças da família brasileira”, demonstrou que cerca de 48% dos lares têm mulheres como chefes de família, sendo elas as gestoras do orçamento. Em uma entrevista concedida ao portal G1, em maio de 2023, a gerente de finanças do Serasa, Patrícia Camilo, relatou que esses números são resquícios da pandemia. “Muitos maridos perderam o emprego e a mulher foi buscar ocupação para conseguir manter a renda da família. A crise econômica, em parte, foi responsável pelo aumento de mães responsáveis pela renda de casa”, relatou a gerente na entrevista.
A pesquisa aponta que a situação das mães solo, que não têm com quem dividir as despesas domésticas e dos filhos, muitas vezes enfrentam uma jornada dupla de trabalho. Segundo a pesquisa da Serasa Brasil, 84% delas têm buscado cada vez mais outras formas de obter renda extra além do emprego fixo.
Por outro lado, as mulheres são as que mais têm buscado por educação financeira, o que tem feito com que elas se relacionem de forma mais saudável com suas finanças. De acordo com esse levantamento, 9 em cada 10 mulheres buscam conteúdo de educação financeira na internet, tanto em navegadores de pesquisa quanto seguindo influenciadores financeiros nas redes sociais.
Segundo a Serasa, são elas que mais empreendem, e cerca de 55% das mulheres endividadas são as que mais têm feito renegociações para regularizar a situação do seu CPF, o que resulta em uma maior movimentação na economia, com mulheres tendo acesso ao crédito.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
1 respostas em "Nove em cada dez mulheres são gestoras do orçamento familiar, segundo pesquisa do Serasa Brasil"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Vivemos um mundo em constante mudanças onde paradigmas devem ser deixados no passado e que aflore a Meritocracia!