Passaram as festas de fim de ano, o ano novo finalmente chegou e agora é hora de pensar nas despesas, não é mesmo? O início de todo ano possui despesas especificas como IPTU, IPVA, licenciamento de veículo, matrículas escolares, entre outros. Por isso, é importante se organizar para que não tenha problemas financeiros depois.
Foto: Freepik
Mas, calma lá, não precisa quebrar a cabeça com isso, pois vamos te ajudar com algumas dicas de como economizar no pagamento dessas despesas essenciais. Uma das contas que boa parte das pessoas tem é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Quem tem um imóvel ou terreno em seu nome precisa pagar este imposto. A sua cobrança é de responsabilidade da Prefeitura, e muitas dão a possibilidade de pagar à vista ou parcelado. Além disso, no pagamento à vista é possível também ganhar um desconto. Olhe para o seu orçamento e veja qual a opção mais interessante para o seu bolso.
Foto: Freepik
Com a cobrança sendo atribuição do Estado, o IPVA (Imposto Predial e Territorial Urbano), também é um imposto bastante conhecido. A referência para a porcentagem da alíquota é baseada no valor do veículo na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Alguns Estados oferecem descontos para quem paga o IPVA até determinada data ou à vista, então aqui a dica é conferir como funciona no seu Estado, ok? O licenciamento de veículo segue um calendário do Detran que é organizado pela ordem do final da Placa, atente-se ao site do Detran do seu Estado.
Foto: Freepik
Por último aqui na nossa relação de despesas, mas nem por isso menos importante, como diz o trocadilho popular, estão as despesas escolas, matrículas, matérias, uniformes e, podemos acrescentar ainda, possíveis reajustes na mensalidade. Embora alguns itens dessa lista de despesas escolares possam ser mais difíceis de conseguir descontos, pode-se economizar também. Converse com os pequenos e avalie a necessidade de comprar um uniforme novo, por exemplo, ou também incentivar o reaproveitamento de matérias escolares como canetas, mochilas e lápis que estejam em bom estado de uso. Assim, você ainda ensina um pouco mais sobre a importância de não gastar desnecessariamente.
Pronto, agora você está mais preparado para lidar com as despesas de início. Nunca é demais reforçar que o foco deve ser o que cabe dentro do seu orçamento ou que viável dentro da sua realidade financeira. O ano mal começou, mas se organizando direitinho, todo mundo vai garantir um 2024 financeiramente bem mais tranquilo.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
1 respostas em "Contas do início do ano como se preparar "
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Planejamento Financeiro é a base de Tudo!