O mês de outubro chegou e com ele a importância da prevenção do Câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e maior acesso aos serviços de diagnóstico. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo e o segundo no Brasil. Estima-se que, no Brasil, sejam diagnosticados 66.280 novos casos por ano.
A prevenção é fundamental e isso deve fazer parte das rotinas de cuidado que podem ser adotadas como a prática de atividades físicas, alimentação saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Claro que estas boas práticas não determinam que uma pessoa nunca possa desenvolver o câncer de mama, mas são atividades que comprovadamente reduzem riscos e fazem parte de estratégias de prevenção primária importantes, mas também se leva em consideração fatores hereditários ou associados ao ciclo reprodutivo da mulher.
Além disso, o diagnóstico precoce é um excelente aliado no tratamento. O INCA recomenda que as mulheres estejam atentas a saúde das mamas. A palpação pode ser feita sempre que a mulher se sentir confortável. São sinais de alerta quaisquer nódulos em mulheres de 50 anos; nódulos persistentes por mais de um ciclo menstrual em mulheres com mais de 30 anos; nódulo endurecido ou fixo ou que vem aumentando de tamanho.
Outras medidas de prevenção e que podem resultar em um diagnóstico precoce é que, em mulheres a partir de 40 anos, deve-se realizar o exame clínico das mamas anualmente. Neste procedimento é possível identificar alteração nas mamas e ele é realizado por um médico ou enfermeiro aptos, que, se for necessário, podem indicar um exame mais detalhado. Além disso, recomenda-se que mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia no mínimo a cada dois anos, mesmo que não apresentem nenhum sinal. Afinal, a mamografia é um procedimento simples, apenas um raio x das mamas que permite detectar um tumor mesmo que ele esteja pequeno.
Embora a campanha seja voltada para atenção à saúde da mulher, homens também podem desenvolver o câncer de mama, mesmo que representem apenas 1% a nível mundial, de acordo com o INCA. Então, já sabem: todos devem estar atentos, prestar atenção aos sinais e fazer exames preventivos recomendados.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
2 respostas em "Outubro Rosa: mês voltado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Manter acompanhamento regular da saúde é fundamental.
A Prevenção é sempre melhor que a Correção!…